- Área: 350 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Eduardo Liotti
-
Fabricantes: FPA, Interface, MARELLI, Natural stones, Uniflex
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório conta com dois gabinetes maiores para os sócios fundadores, e outros cinco, menores, para os associados. Há duas salas de reuniões: uma para 10 pessoas, retangular, e a outra, elíptica, para seis. Há o setor jurídico, que acomoda quatro pessoas, além da área administrativa e setor de estagiários, com estações de trabalho em fita. A estrutura é servida por seis banheiros e uma copa.
Para o pleno atendimento do programa e aproveitamento da orientação solar e paisagens do entorno do edifício, define-se um sistema que emula o tecido urbano de uma cidade, no qual os gabinetes e salas de reuniões conformam “quadras” e a circulação se faz por “ruas” internas (miolos) e externas (fachadas). A recepção, ilhas de impressão e pontos de encontro formam “praças”, das quais os tramos de circulação partem com franqueza e largas perspectivas.
A compartimentação dos espaços é feita através da justaposição e deslizamento de planos em dry-wall e vidro, sempre do piso ao teto, jamais com cortes intermediários. Superfícies curvas e anguladas conferem dramaticidade a determinados espaços, do que resultam experiências interessantes ao público, tanto externo quanto interno.
Suprime-se todo e qualquer elemento desnecessário à composição, como rodapés, molduras ou adornos de qualquer tipo. Ao contrário, a estrutura de concreto armado original do edifício é propositadamente desnudada e exposta, tanto em pilares e vigas quanto na laje, que é nervurada. Sobre essas superfícies, delicados fachos de luz são lançados para realçar a verdade dos elementos.
Localizado em Porto Alegre, no Trend Nova Carlos Gomes, o escritório traduz a transparência, solidez e segurança inerentes ao trabalho da Pimentel & Rohenkohl Advogados.